sexta-feira, 16 de abril de 2010

Eurosondagem para a SIC, Expresso e Visão!

PS - 36%,  PSD - 28,5%,  CDS - 13%,  BE - 8%,  CDU - 8%

Esta sondagem feita pela a Eurosondagem para a SIC, Expresso e Visão foi realizada após a eleição do novo lider do PSD, Pedro Passos Coelho. Além das intenções de voto caso as eleições fossem hoje, a sondagem revela ainda o reforço da popularidade de José Sócrates e de Cavaco Silva.
É particularmente interessante porque é feita já com os dados todos em cima da mesa. O desenho do espectro de candidaturas presidenciais não deverá alterar-se e o mesmo se pode dizer para os partidos e as suas aspirações em eleições legislativas.
É inevitável a leitura de que os cidadãos previligiam a regularidade e a capacidade dos politicos para apresentar propostas governativas. Assim, dá-se o reforço das figuras de Estado, que saem pouco penalizadas pelos chamados "casos". Dá-se tambem o reforço do PS em relação ao PSD, apesar do elan da eleição do novo lider. E até o CDS acaba por ver as suas posições reforçadas, fruto duma actuação que, goste-se ou não, é persistente e sistematizada.
A manterem-se assim as sondagens dificilmente alguem tem vontade de abrir uma crise politica, o que é muito bom para a governabilidade do país numa situação tão critica.

Sem comentários: